domingo, 21 de julho de 2013


Inspirados pelo Autismo
Newsletter da Inspirados pelo Autismo
Julho/Agosto 2013
Olá claudia celia, 

Ficamos muito felizes com as carinhosas mensagens que recebemos após termos enviado a última newsletter sobreAtividades da Vida Diária.  

Enviamos a seguir mais ideias para pais, familiares e profissionais, dessa vez, com sugestões sobre a escovação de dentes. Os princípios da atividade sugerida podem ser transferidos para outra atividades como cortar as unhas, pentear ou cortar os cabelos, limpar o nariz com lenços, vestir peças específicas de roupas ou calçados, e outras situações similares do dia a dia.
 
Esperamos que as nossas novas sugestões lhes sejam úteis! 
Escovação de dentes 

Atividade: Virando um leão

1° passo: Criar e aprofundar um vínculo relacional com a criança para que a conheçamos melhor em seus interesses, talentos, medos, dificuldades, estilo e ritmo de aprendizado, assim para que ela nos conheça e sinta-se confortável e segura conosco, o que tende a levar também a uma maior flexibilidade por parte da criança diante de desafios. Brincamos com a criança na brincadeira que ela gosta, do jeitinho que ela gosta e, gradativamente, oferecemos nossas contribuições às atividades dela, sugerindo variações divertidas e até novas brincadeiras que incluam interesses da criança.

2° passo: inserir a escova de dentes na brincadeira. A escova estará relacionada a uma ação motivadora sua (algo que você oferece à criança para entretê-la). Por exemplo, você imita um leão algumas vezes e a criança gosta muito de sua ação (ação motivadora). Você continua a fazê-lo, mas adiciona a escova de dentes como motor de sua ação. Você pode escovar os seus próprios dentes e, então, virar um leão.

3° passo: a criança escova seus dentes (ou ajuda você de alguma forma a escovar seus dentes) e você vira um leão.

4° passo: a criança escova os próprios dentes e você vira um leão.

5° passo: você escova os dentes da criança e você vira um leão.

Se a sua criança não se interessar em ver você virar um leão, você pode oferecer outras ações motivadoras como virar um macaco saltitante, cantar as músicas favoritas dela, fazer cócegas ou massagem na criança, desenhar um trem ou avião para ela, sempre associando sua ação motivadora ao ato de se usar a escova de dentes.

Lembre-se de comemorar qualquer movimento da criança como uma tentativa de fazer o que você solicitou!
  
Você poderá ainda utilizar escovas com um visual divertido e pastas/substâncias com sabor agradável. Escovas elétricas ajudam em alguns casos!
  
Procedimentos em consultório dentário
 
1° passo: antes de levar a pessoa ao consultório do dentista para os procedimentos dentários, trabalhar a temática em casa, explicar o que acontece no consultório do dentista, mostrar fotos e vídeos (se possível do dentista escolhido pela família), brincar de ser dentista em casa, tornar o evento da ida ao dentista algo mais previsível para a criança.
 
2° passo: no consultório, promover a gradual exposição e dessensibilização dos odores, sabores, texturas, sons e imagens de um consultório dentário. 
 
3° passo: no consultório, permitir que a criança utilizeobjetos de conforto e/ou se beneficie da companhia de pessoas com quem se sinta segura. 
 
4° passo: conhecer e brincar com o dentista durante a visita, sem pressa para iniciar o tratamento. O dentista poderia brincar de escovar os dentes! 
Você tem outras dúvidas sobre Atividades da Vida Diária e quer aprender mais conosco? Venha participar de um de nossos cursos!

Para que possamos conhecer melhor a sua criança, adolescente ou adulto com autismo e lhe oferecer recomendações personalizadas, recomendamos também uma consulta com um consultor da nossa Equipe!


A Equipe Inspirados pelo Autismo


pai e filha escovando os dentes





leao escovando os dentes






Assine a nossa Newsletter